Feliz ano novo! Esse é o primeiro post de 2025, e eu decidi trazer um conteúdo super completo e especial para te ajudar neste ano que se inicia: um guia para criar suas metas de 2025.
Com o início de um novo ano e a sensação de recomeço ficamos cheios de esperança, planejamos muitas coisas e temos a sensação de que iremos conseguir mudar tudo para melhor.
De fato, podemos sonhar e criar planos, mas talvez não seja possível mudar tudo, pelo menos não da forma radical que gostaríamos. Porém, você pode fazer o possível para alcançar o que deseja. Se esforçar para se tornar sua melhor versão, e trabalhar diariamente para ter uma vida mais leve e do jeito que você gostaria.
Espero que esse guia seja útil para você criar suas metas de 2025.
Passo 1. Autoconhecimento
Antes de traçar qualquer meta, é importante fazer uma análise do ano que passou para entender o que deu certo e o que não deu, como você lidou com os acontecimentos anteriores e o que você quer para o futuro.
Para isso, separei 7 perguntas que vão te ajudar a refletir um pouco sobre sua vida e como você age, e com certeza, farão você se conhecer um pouco mais e ter mais clareza na hora de traçar o que quer para 2025.
Tome seu tempo, e responda com calma.
- Quais coisas você deixou de fazer em 2024 por medo? Seja medo de dar certo, errado, ou do desconhecido.
- Quais são os seus amigos mais próximos atualmente? Liste o nome de cada um e escreva o que você aprendeu com eles no ano que passou.
- Como você quer estar, profissionalmente falando, em dezembro de 2025? Como você se vê profissionalmente daqui 1 ano?
- Quais são seus hobbies atuais? Você se dedica a eles?
- E, o que você não faz, mas tem vontade de começar a fazer/testar/experimentar?
- Liste os 3 melhores momentos de 2024. Aqueles em que você se sentiu mais feliz.
- Por fim, o que você diria para o seu eu de janeiro de 2024? Escreva uma carta para você do passado.
Passo 2. Sonhos x Metas
É muito importante entender a diferença entre sonhos e metas para que você não se perca na hora de criar suas metas de 2025.
Os sonhos são conquistas grandiosas, porém distantes. Também podem ser vistos como desejos. A melhor forma de identificar um sonho é analisar se aquilo é algo tão grandioso, que chega a ser incerto demais.
Não estou dizendo isso para te desanimar, mas para que você mantenha os pés no chão: você pode sim alcançar seus sonhos, mas talvez no momento e situação atual, eles não sejam tão palpáveis assim.
Já as metas te levam a um objetivo maior, e você consegue traçar um plano e estabelecer tarefas para cumprir e alcançá-las.
Vou me usar como exemplo: eu sonho em ir para a Disney, e tenho como meta fazer uma viagem em 2025.
Vou para a Disney algum dia? Com certeza! Mas atualmente é algo que ainda não consigo alcançar, por isso tenho a meta de fazer uma viagem este ano, para um lugar que seja mais “dentro da minha realidade”.
Sigo sonhando com a Disney e sei em que patamar preciso chegar para colocar isso como meta (ter um salário x, por exemplo, maior do que o meu atual — para isso sim eu consigo me dedicar agora. Trabalhar para aumentar meu salário!).
Ficou claro?
LEIA TAMBÉM: Não seja dura consigo mesma
3. Crie seu visionboard de 2025
Antes de fazer listas, sugiro que você deixe sua criatividade fluir e monte seu visionboard. Tenha em mente as respostas das 7 perguntas que deixei na etapa 1, e se permita colocar no seu visionboard tudo o que vier à sua mente. Tudo o que você gostaria de conquistar.
Aqui, você pode colocar imagens que tenham relação com as suas metas e também com os seus sonhos. Isso porque, você sempre irá visualizar essas imagens e, mesmo que não conquiste tudo, pode pelo menos manifestar seus desejos.
Para criar seu visionboard, crie uma pasta no pinterest e salve nela todas as imagens relacionadas as suas metas e sonhos. Depois você fará uma colagem dessas imagens (sugiro o Canva para isso), e certifique-se de visualizar seu visionboard durante o ano todo. Você pode imprimi-lo ou usar como papel de parede do computador ou celular.
Sempre que olhar para o seu visionboard, foque nele por 3 minutinhos. Visualize cada imagem com atenção e lembre-se de cada coisa que você quer alcançar. Tente imaginar que aquilo já é seu, que você já conquistou. Assim, você estará manifestando.
O que eu fiz para este ano e acho super legal é: deixei todas as imagens do meu visionboard em preto e branco para que eu possa ir colorindo conforme vou atingindo os objetivos.
Fiz um tutorial de como criar um visionboard desses em vídeo, que você pode assistir aqui:
Esse é o meu visionboard de 2025 (caso queira compartilhar o seu nas redes, marque o @estantedapipoca, vou adorar ver!):
4. Criando suas metas de 2025
Agora sim, chegou o momento de listar cada meta de fato.
Ainda tendo em mente as respostas das 7 perguntas, e também visualizando seu visionboard, filtre o que você quer conquistar esse ano e de fato seja palpável.
Você pode dividir suas metas em 4 categorias: corpo, social, mente e trabalho.
Lembre-se de traçar metas que sejam específicas.
- Meta genérica → começar a me exercitar.
- Meta específica → fazer 10 minutos de caminhada ao ar livre, 3x/semana.
Na meta específica já coloquei qual exercício quero fazer, quanto tempo ele irá durar e a frequência que quero manter.
5. Crie um plano de ação
Para que cada meta seja conquistada você precisa ir atrás e fazer acontecer, certo?
O que vai te direcionar e te ajudar a saber por onde começar é o plano de ação.
Pense em quais passos você precisa dar para chegar até o seu objetivo, e quais hábitos podem ser criados para que você alcance isso. Você precisa criar hábitos ou novos comportamentos que te ajudem a se aproximar do seu objetivo, ou a chegar na sua versão do futuro. Isso irá não só te ajudar a alcançar sua meta, mas também servirá como motivação.
Novamente, vou me usar como exemplo! Eu estabelecei que para além de treinar (algo que já faço), quero realizar pelo menos 200 treinos esse ano, com constância. Estabeleci que nunca posso ficar mais do que 2 dias sem treinar.
Meu hábito é: sempre treinar no horário estabelecido. O comportamento é fazer o exercício e marcar no meu rastreador de hábitos que aquilo foi concluído, com o objetivo de nunca deixar 3 dias em branco (posso deixar 2, no máximo). Sempre que eu penso em não fazer ou em desistir, me lembro de que “a Vitória do futuro, que tem o corpo que eu quero, jamais deixaria de fazer esse exercício”, e assim eu concluo meu objetivo.
Se você tem muitas metas, pode demorar para traçar o plano de ação de todas. Sugiro que faça um pouco por dia, ou conforme for cumprindo metas anteriores.
Pensando em prazos, eu particularmente não gosto de estabelecer prazos para todas as metas, porque eles cabem em alguns casos, mas em outros não. Então, analise quais metas você pode estabelecer prazos e se comprometa a cumpri-las, e seja flexível com as que não se encaixam nisso (sem deixá-las de lado, claro!).
O último conselho que dou é: dedique-se a cumprir, no máximo, 3 metas por vez. Não tente abraçar o mundo e querer conquistar tudo em janeiro, afinal o ano tem 365 dias. Dá tempo de separar as coisas e fazer tudo com calma.
Deixe um comentário