,

Resenha: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Recebi a indicação desse livro em um curso de marketing que fiz, onde a professora disse que Como fazer amigos e influenciar pessoas era um ótimo livro para aprender sobre negociação e vender seu próprio trabalho, além de ter uma escrita envolvente.

Ganhei o livro de aniversário no ano passado (abril/2023) e já comecei a leitura, porém só consegui finalizá-lo mais de um ano depois (dez/2024). Essas são minhas impressões sobre o livro…

Segurando o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, ao fundo um tecido branco com um caderno roxo, dois livros azuis, uma vela roxa e um difusor azul apoiados

Título: Como fazer amigos e influenciar pessoas
Autor: Dale Carnegie
Páginas: 256
Editora: Sextante

Sinopse de Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, Como fazer amigos e influenciar pessoas é considerado a Bíblia dos relacionamentos interpessoais.

Ao longo de oito décadas, este livro se tornou a referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente.

Partindo do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos, ele mudou a vida de milhões de pessoas, fazendo-as se sentirem mais seguras, abertas e confiantes em seus encontros sociais e profissionais.

Com saborosas histórias, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.

“Os princípios ensinados neste livro só funcionam quando são de coração. Não estou defendendo um conjunto de truques. Estou falando sobre um novo estilo de vida.

Se inspirarmos as pessoas a perceber os próprios tesouros ocultos, poderemos fazer bem mais do que mudá-las — poderemos literalmente transformá-las.”Dale Carnegie

Minhas impressões

O livro é dividido em quatro partes:

  1. Para lidar com pessoas;
  2. Para fazer as pessoas gostarem de você;
  3. Para fazer as pessoas pensarem como você;
  4. Seja um líder: como mudar as pessoas sem ofender nem criar ressentimentos.

E cada uma dessas partes é dividida em capítulos, que são lições para que aprendamos a lidar com pessoas (seguindo a temática da parte em que o capítulo se encaixa, claro).

Comecei a leitura muito empolgada, afinal, é importante que eu saiba vender e lidar com pessoas já que meu trabalho envolve isso.

Antes do conteúdo iniciar de fato, temos uma seção chamada Nove sugestões para tirar máximo proveito deste livro, e uma das sugestões é a de ler cada capítulo duas vezes. A primeira fazendo uma leitura rápida para enteder sobre o que aquela lição se trata, e a segunda com bastante atenção, realmente absorvendo o conteúdo.

Assim o fiz, comecei lendo cada capítulo duas vezes, e na segunda leitura eu ia marcando os trechos que considerava importantes (verde para ensinamentos relacionados ao capítulo e azul para frases inspiradoras).

livro Como fazer amigos e influenciar pessoas aberto, com um trecho grifado em azul

“Ficamos tão habituados à presença da outra pessoa que deixamos de dizer o quanto são importantes.”

página 44

Também separei uma folha que ficava sempre dentro do livro. Ao terminar de ler cada capítulo, fui anotando sobre a lição que foi ensinada. Assim, consegui visualizar as lições todos os dias e aplicá-las, bem como ter um material de consulta rápida.

Papel com anotações sobre o livro em cima do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

O problema é que, na minha opinião, o conteúdo é muito redundante e os capítulos poderiam ser bem menores. Cada lição é contada a partir de histórias reais, onde nos são apresentados exemplos práticos acontecendo em situações comuns. Cada capítulo tinha de 3-5 histórias, sendo que com uma (ou no máximo duas) é possível extrair e entender a lição.

Isso foi fazendo com que eu me desanimasse e arrastasse a leitura. Além de me estressar com tanta repetição, algumas histórias eram maçantes, por isso fui diminuindo o ritmo de leitura, chegando a ficar meses sem tocar no livro.

Quando o peguei ara seguir a leitura depois de um longo hiato, decidi que leria cada capítulo de uma única vez, já grifando o que considerasse importante e até acelerando o ritmo de leitura em partes que eu considerava chatas. E foi assim que consegui finalizar a leitura.

Sobre o conteúdo em si, já mencionei que poderia ter sido melhor contado, porém em relação a todos os ensinamentos, de fato o livro faz jus à fama que tem.

“[…] as pessoas raramente têm sucesso em qualquer atividade quando a executam sem se divertir.”

página 83

Cada lição te ajuda a se tornar uma pessoa melhor, caso você passe a colocar em prática. Você não irá apenas aprender a negociar ou vender, mas irá aprender a lidar com pessoas em geral, em todos os àmbitos de sua vida.

Desde que comecei a leitura, passei a incluir as lições no meu dia-a-dia. Sempre reviso minha folha de anotações para lembrar de cada passo, e consulto muito esses ensinamentos quando preciso ter uma conversa importante (seja uma reunião de trabalho ou algum assunto de vida pessoal).

Não posso negar que o conteúdo do livro é muito útil, e essa é uma ótima indicação de leitura para quem precisa lidar com pessoas/vendas no trabalho, ou até para quem tem dificuldade em se comunicar.

★★★★☆

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

Compre o livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *