Com uma pesquisa rápida no Google, encontramos o conceito de produtividade:
Ou seja: fazer mais utilizando menos. Mais coisas em menos tempo, melhores resultados com poucos recursos.
A forma como as pessoas levam essa palavra e esse conceito a sério me incomoda muito! Todos vivem numa eterna corrida para serem uns mais produtivos que os outros, ou mais do que si mesmos — se superando dia após dia.
Já falei por aqui antes sobre como sentimos uma culpa enorme ao nos permitirmos descansar, e a importância de reservar um tempo para nós mesmos. Hoje quero falar sobre você se permitir a ter uma rotina mais leve e aceitar que não precisa ser produtivo em tudo.
Entendo que algumas tarefas demandam planejamento e que a execução e entrega dependem da sua produtividade: coisas de trabalho, algo importante e com data que você combinou de fazer para alguém, compromissos e eventos que não podem ser desmarcados. Agora, deixando essas coisas de lado, se pergunte: você realmente precisa ser produtivo o tempo todo?
Não é necessário limpar sua em apenas um dia. Quem estabeleceu isso foi você.
Você não precisa treinar duas horas por dia, todos os dias da semana. Ser constante é diferente de se sobrecarregar.
Quem estabeleceu que é necessário ler um livro de 300 páginas por mês?
Em tudo o que vamos fazer, queremos sempre ser produtivos, mesmo que isso custe nossa saúde mental e física.
Agora que eu fiz você refletir (mesmo que só um pouquinho) sobre o assunto, vamos a algo mais prático.
Como desacelerar e deixar a produtividade desnecessária de lado
1. Saiba quais são as tarefas não-negociáveis
Aquelas que você não pode abrir mão no quesito produtividade, como as de trabalho e os outros exemplos que dei acima, neste texto.
Como essas são tarefas inegociáveis, você realmente precisará entender e encontrar a melhor forma de executá-las. Não vamos aplicar os próximos passos para estas tarefas, e é por isso que as identificamos: para podermos eliminá-las deste passo a passo.
2. Liste o que faz parte da sua rotina e se pergunte: como posso tornar essas tarefas mais agradáveis?
Algumas demandas fazem parte da nossa rotina e precisam ser feitas sempre pois dependem de nós: limpar a casa, treinar, cozinhar, etc. Porém, essas não são as tarefas mais prazerosas do mundo, e já que precisam de execução, tente criar estímulos ou cenários que as transformem em algo mais legal e prazeroso.
Eu, por exemplo, cozinho todos os domingos para preparar marmitas para a semana. Porém, não sou muito chegada em cozinhar. O que eu faço: colocar meus fones de ouvido e fazer tudo escutando alguma playlist que eu gosto. Fico super feliz ouvindo música, e quando percebo, já terminei de cozinhar.
Tornar uma tarefa mais agradável, unindo-a a algo que você gosta, vai fazer com que você pare de se preocupar com o tempo gasto, e aproveite mais o momento.
3. Separe um tempo para seus hobbies
Eu sei que, na rotina corrida, fica difícil separar um tempo para fazer o que gostamos. Mas se você tem 1 hora por dia para rolar o feed do instagram, pode usar 30 minutos para ler um livro, por exemplo.
Como a teoria é mais fácil que a prática, minhas dicas práticas para você conseguir aplicar isso é:
- Escolha um hobby “fácil” — que não exija muitos equipamentos ou preparo — para começar;
- Reserve um dia/horário na sua agenda para isso;
- Se recompense: dedicou o tempo reservado para o seu hobby? Ganha algo! Seja um bombom ou poder ficar 5 minutinhos a mais rolando a tela do celular.
4. Pratique alguma atividade de atenção plena
Isso irá te ajudar a desacelerar e viver de forma mais leve. Meditação, exercícios de respiração ou yoga são ótimos exemplos. Todos podem ser praticados através de vídeo aulas (você encontra várias no YouTube), e 10 minutos por dia já são suficientes para começar.
Tente desacelerar e aplicar a produtividade apenas quando ela for realmente necessária. Sua vida será muito mais leve assim.
Deixe um comentário