Você provavelmente já deve ter escutado a música Hide – Dorian Concept em uma versão lenta, já que ela quase sempre é usada nos vídeos de Dark Fantasy no TikTok.
Nos últimos meses, minha for you foi bombardeada com vídeos de releitura de filmes e séries criados por inteligência artifical, seguindo a estética Dark Fantasy, e por ficar muito interessada pelo assunto, decidi pesquisar sobre esse gênero, que voltou à popularidade novamente.
Como o Dark Fantasy surgiu
Tudo começou como um gênero literário que surgiu como uma vertente da fantasia que conhecemos. As obras Dark Fantasy costumam misturar a fantasia com o horror. Normalmente se passam na época medieval, e exploram elementos místicos, sombrios e sobrenaturais.
A primeira autora que se sabe que publicou livros do gênero foi Gertrude Barrows Bennett, entre 1917 e 1923. Algumas obras dela são: O Labirinto, Claimed e A Cidadela do Medo.
Para além dos livros, o gênero passou a ser abordado em outros tipos de obras, que mesclavam a fantasia, o sombrio e o horror.
Alguns desenhos animados dos anos 80 e 90 tinham essa estética, porém com menos elementos de horror, por serem obras infantis. As principais características desses títulos costumam ser as cores saturadas, um mundo distópico e a presença de criaturas místicas. Caverna do Dragão, He-Man e She-ha são alguns exemplos.
Jogos de RPG que seguem a ideia de mundo distópico, fantasioso e trevoso também se enquadram nesse gênero.
LEIA TAMBÉM: 30 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000
A estética que faz sucesso atualmente
Talvez por ter sido um gênero popular antigamente e carregar consigo uma sensação de nostalgia, o Dark Fantasy foi além de um gênero literário e, atualmente, é uma estética que se popularizou com vídeos do TikTok e YouTube.
Muitas pessoas recriam cenários e personagens de filmes e séries conhecidos, utilizando inteligência artifical, trazendo essa estética. Imagens escuras, saturadas e granuladas, com movimentações lentas, geralmente acompanhadas da música Hide é o que caracteriza esses vídeos.
Particularmente, gosto muito de consumir esses conteúdos. Tenho uma sensação de nostalgia, ao mesmo tempo que sinto uma mistura de algo bom e desconhecido — e foi isso que me fascinou e me fez escrever esse post!
Para além de uma estética utilizada para criar vídeos com inteligência artifical, o Dark Fantasy também flutua em outros “setores”: músicas, estilo de roupas, filmes e séries que tem essa vibe. Ao fazer uma pesquisa no tiktok você encontra diversas indicações do que segue essa estética.
Alguns filmes e séries que já assisti me passam essa vibe mas não se enquadram no gênero. Porém, me encanta muito tudo o que envolve um universo distópico, fantasia e seres místicos, e são esses elementos que me remetem à estética.
Você já sabia o que era Dark Fantasy? Me conta nos comentários!
Deixe um comentário