A falta de espaço de armazenamento nos dispositivos dificulta o uso deles. Por isso, vou te ensinar, em alguns passos, como liberar espaço no celular e computador.
Concluí duas metas do projeto 101 coisas em 1001 dias, dias 12/10/2023 e 27/12/2023, respectivamente: limpar os arquivos do meu celular e liberar o máximo de memória possível, e limpar os arquivos do meu computador. Como sei que essas são tarefas úteis para qualquer ser humano que tenha um celular e/ou computador, decidi fazer um post completo sobre o assunto.
Antes de iniciar o passo a passo, vale ressaltar que eu faço tudo manualmente, sem a ajuda de nenhum app externo, portanto é um processo que demora, porém é gratuito, e me permite ver tudo com calma.
Sugiro que você separe um dia para fazer essa tarefa, quando tiver tempo de sobra. E, ter um dia diferente para limpar cada dispositivo é melhor ainda.
Como liberar espaço no celular
1. Exclua os apps que não fazem mais sentido
Gosto de olhar os aplicativos da última tela para a primeira. Geralmente, na última ficam os que foram instalados por último e que não são utilizados com tanta frequência.
Os critérios que utilizo para excluir um app são:
- Se ele foi baixado para uso pontual, e não será mais utilizado com frequência (se precisar usar em outro momento, só baixar de novo);
- Se não o utilizei nos últimos 2 meses.
Depois de apagar os aplicativos, também limpo os resíduos que ficam dele, mas sinceramente, não sei se essa função existe em todos os celulares. O meu me envia uma notificação automaticamente ao excluir um app para que eu faça isso.
2. Limpe os arquivos dentro dos aplicativos
Alguns apps mantém arquivos salvos para que você possa utilizar depois, e vale olhar um por um para ver o que pode ser excluído. Alguns exemplos são:
- Apps de edição de vídeos → deixam rascunhos dos vídeos antigos editados
- Apps de edição de fotos → deixam os arquivos das fotos editadas salvas dentro deles
3. Apague as mensagens
Começando pelas mensagens de SMS, que hoje em dia são ignoradas e acabam ficando na caixa de entrada ocupando espaço.
Tire um tempo para ver e excluir as mensagens do Telegram, WhatsApp e outros aplicativos que tenham a mesma função. Gosto de excluir conversas muito antigas (que não precisarei acessar novamente) e limpar todas as mensagens de grupos (bem como sair dos que não fazem mais sentido).
4. Exclua as fotos e vídeos
Abra sua galeria e faça uma limpa em tudo! Exclua fotos e vídeos duplicados, que você tirou por engano e que não serão mais úteis.
No caso dos arquivos que quiser manter, sugiro que os coloque em uma nuvem, para ter certeza de onde eles estarão, e os apague do celular — eu uso o Google Drive pago para ter bastante memória.
Após excluir tudo, não se esqueça de abrir a lixeira e apagar tudo de lá também.
LEIA TAMBÉM: Como limpar seu quarto de forma completa
5. Limpe o gerenciador de arquivos
O gerenciador de arquivos tem diversas pastas que guardam tudo o que tem no seu celular, desde as mídias dos apps até os downloads.
Então, sugiro que você abra pasta por pasta, e vá apagando tudo o que for possível. Você irá encontrar coisas que nem sabia que ainda estavam no seu celular, e vai conseguir apagar arquivos “ocultos” como stickers do WhatsApp que ficam salvos, status de outras pessoas, áudios que você não fazia ideia de onde tinham sido salvos, dentre outros.
6. Limpe o cache e reinicie o celular
Por fim, limpe o cache dos aplicativos e reinicie seu celular.
Como liberar espaço no computador
1. Exclua os programas que não utiliza mais
Em primeiro lugar, acesse as configurações do computador e vá até o gerenciador de aplicativos. Provavelmente, existem alguns que você não utiliza há muito tempo e/ou nem sabia que estavam lá.
Antes de desinstalar/excluir, certifique-se de que aquele app não interferirá no funcionamento de outras ferramentas que você utiliza.
2. Limpe o gerenciador de arquivos
Essa é a parte mais trabalhosa. Dentro do gerenciador de arquivos existem diversas pastas: a de downloads, de documentos, de imagens, de músicas… são muitas mesmo!
Abra uma por uma, em ordem, e analise todos os arquivos que estão salvos por lá, bem como as pastas e subpastas.
Isso pode levar mais do que um dia (principalmente se você não tiver muito tempo para fazer a tarefa), mas vale a pena.
No caso de imagens e vídeos, também sugiro que os importantes sejam colocados em nuvem e excluídos do dispositivo.
3. Apague os itens da lixeira
Por fim, abra a lixeira do computador, selecione todos os arquivos que foram pra lá (Ctrl + A), e exclua tudo.
Para finalizar, deixo um conselho: após fazer a limpeza, separe um dia da semana — ou 1 a cada 15 dias — para limpar os arquivos dos seus dispositivos, assim você não acumula tantos arquivos neles e será bem mais fácil realizar as próximas limpezas.
Deixe um comentário