Ver coisas inovadoras surgindo é muito legal, pode nos causar excitação, estranheza, espanto, etc., e nos faz pensar como seria legal ter ideias diferentes e ser tão criativos quanto as pessoas que criam novas coisas.
A criatividade é vista por muitos como algo inalcançável, outros pensam que só as crianças tem esse “poder mágico”, e alguns não sabem nem para que ela serve, mas eu tenho um segredo pra te contar: a criatividade é menos complexa do que parece, e você pode aprender a ser criativo sem muitas dificuldades.
Hoje, 17/11, é comemorado o dia da criatividade, e esses são alguns conselhos de uma criativa (eu!) para que você seja criativo também!
O que é a criatividade?
Antes de mais nada, é importante entender o que é, de fato, a criatividade, já que ela pode parecer algo tão abstrato.
A criatividade é uma ferramenta para a solução de problemas.
Pra ficar mais fácil de entender, vamos pensar em uma rede social: o WhatsApp. Antes do surgimento dele, nós tínhamos outros meios de se comunicar, como mensagens por SMS, e-mails, telefonemas e até cartas. Todos esses meios faziam com que conseguíssemos nos comunicar com pessoas distantes, porém eles eram limitados.
A mensagem via SMS não suportava muitos carcteres, os e-mails poderiam demorar muito tempo a serem lidos e respondidos, os telefonemas dependiam de que a outra pessoa estivesse disponível no momento exato em que você precisasse falar com ela e perto do telefone/celular, e as cartas demoravam muito, além da incerteza de saber se chegariam ou não.
Qual foi a solução para esses problemas? Um aplicativo que permite que você envie mensagens instantâneas para as pessoas, sem limite de caracteres. Como ele está na palma da sua mão, é mais prático e fácil de ser lido do que um e-mail. Você não depende da pessoa disponível no exato momento que manda a mensagem, e tem certeza de que ela foi entregue. O WhatsApp é uma ferramenta, que combinou várias coisas existentes e se tornou algo novo, que soluciona um problema de comunicação.
>> LEIA TAMBÉM: Sim, é possível aprender sobre criatividade
Agora que você entendeu o que é criatividade, deve estar se perguntando “mas como eu faço para criar ferramentas novas que irão solucionar meus problemas?“, e vou te ajudar com alguns conselhos.
1. Anote tudo de diferente que você ver por aí
Sabe aquela coisa incrível que você viu e achou fantástica? Tire uma foto, anote o que era, como aconteceu, porque aconteceu, porque aquilo foi criado.
Sabe aquela frase legal e diferente que você encontrou no Pinterest? Salve ela!
Aquele trecho de um filme que você achou sensacional? Dê um jeito de lembrar dele!
Ter um local onde anotamos nossas referências, por mais aleatórias que sejam, funciona como um banco de ideias que pode te ajudar quando você quiser criar algo novo, basta treinar o seu olhar e aprender a combinar o diferente. Lembre também que o momento de anotar referências não é um momento de julgamento. Não existe certo e errado, ideia boa e ideia ruim. Se você acha que vale a pena guardar aquilo, guarde, e deixe o julgamento pra depois.
2. Faça combinações diferentes
Lembra da famosa frase do Chapeleiro Maluco “Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?“. Quando queremos criar algo novo, precisamos combinar duas coisas já existentes. Se um corvo e uma escrivaninha tem alguma semelhança eu não sei, mas e se tivesse como combinar aspectos desse animal com esse objeto para criar algo novo e solucionar um problema? Isso é criatividade!
Suas ideias e referências não devem caminhar sozinhas, mas se combinarem para que algo novo venha à tona. Já dizia Murilo Gun, mestre da criatividade: “Nada se cria, tudo se combina.“
3. Jogue suas combinações no mundo e teste
Você só saberá se seu projeto criativo deu certo depois que testá-lo e ver se realmente funciona, se seu problema foi solucionado. Nem sempre a primeira tentativa vai dar certo, mas quanto mais cedo você fracassar, mais cedo vai poder alcançar o sucesso. Isso porque quanto antes você identificar os problemas que tem, consegue encontrar logo um jeito de consertá-los e fazer testes novamente.
>> LEIA TAMBÉM: Resenha: Roube Como um Artista (anotações + insights)
Em resumo
Para ser mais criativo e colocar no mundo novas ideias que vão solucionar problemas, você precisa:
- Ter um bom repertório
- Treinar a arte da combinação
- Testar e validar suas ideias
Para seguir esses passos, você precisa começar e treinar. Treine seu olhar para enxergar coisas novas, tentar ver além do resultado final. Teste diferentes combinações de coisas que parecem ser completamente opostas. Não desista cedo, se algo der errado, conserte e tente novamente!
O que você faz para ser mais criativo?
Deixe um comentário