Ser blogueiro raíz não é fácil, né? Sentar em frente a um computador, escrever um texto enorme, elaborar imagens, divulgar, pensar no que postar e etc., dá muito mais trabalho do que parece. Por isso, hoje eu vou te ensinar a organizar os posts do seu blog e ser constante com ele!
1. Tenha um banco de ideias pros seus posts
Um banco de ideias nada mais é do que um lugar onde você vai armazenar toda e qualquer ideia e/ou referência que poderão vir a ser um post no seu blog mais pra frente. Quando você não souber o que postar, é a esse lugar que você vai recorrer.
Você pode anotar somente um título, ou algo que pensou mas ainda não está muito sólido, uma imagem…o que quiser!
E para que essas ideias fiquem organizadas, eu sugiro que você as separe em grupos, que podem ser categorias, nichos e afins. É legal também ter o grupo de caixa de entrada, nele você coloca as ideias que ainda não são sólidas, sabe? Aqueles temas que você não sabe direito o que deve fazer com eles. E de tempos em tempos, analise sua caixa de entrada, pra poder consolidar uma ideia e tirá-la dali, ou excluí-la de vez.
2. Defina a frequência que você vai atualizar seu blog
Todos sabemos que querer não é poder, né?
Mesmo que você queira postar no seu blog todos os dias, por exemplo, não adianta se você não tiver como cumprir isso. Ter uma frequência de postagem definida é importante para que seu blog esteja sempre atualizado, e até ajuda seus leitores a saber quando tem post novo. Agora, postar um dia e largar mão por três meses, não é legal.
Pra definir sua frequência, pense em quanto tempo você leva, em média, pra criar um post. Desde a ideia até a divulgação dele, depois que já está pronto. Sabendo disso, pense em quanto tempo você tem livre na semana para poder dedicar ao seu blog, e aí é só fazer a conta: meu tempo livre me permite criar quantos posts? Aí é só distribuí-los durante a semana e pronto!
Por aqui, o blog sempre é atualizado uma vez por semana, às segundas-feiras. As atualizações só acontecem em outro dia em casos específicos.
3. Saiba o que você vai postar com antecedência
Você tem um banco cheio de ideias, e sabe a quantidade de posts que fará por mês. Porque não se programar antes adiantando os assuntos?
Vou dar um exemplo: aqui no blog, os posts ocorrem uma vez por semana, isso quer dizer que por mês, tenho que fazer 4 ou 5 posts. Sabendo disso, eu abro meu banco de ideias e meu calendário, e distribuo os posts que quero fazer naquele mês nas respectivas datas (aqui, no caso, são as segundas-feiras).
No mês de fevereiro, foi assim:
- 07/02: Indicações do mês | Jan/22
- 14/02: Resenha: Brincar Faz Bem à Saúde
- 21/02: Pelo que você é grato hoje?
- 28/02: Resenha: Fazendo Meu Filme – Lado B
4. Prepare os seus posts
Agora que você já sabe a data em que cada postagem vai sair, prepare cada uma com antecedência.
Vai precisar tirar fotos ou criar um design? Faça antes.
Gosta de escrever um rascunho antes de elaborar o post de fato? Faça antes.
Escreva e deixe o post pronto e programado para que ele vá ao ar automaticamente no dia e horário certo.
5. Divulgue seus posts
Depois que o post foi ao ar, você não pode esquecer que ele existe. Lembre de divulgar nas redes que você usa normalmente, assim, sua publicação pode alcançar mais pessoas.
Esse é o método de organização que eu uso há anos! Lá no nosso Instagram (@estantedapipoca) também estou dando várias dicas de organização de conteúdo, não só pra blog, mas pro próprio Instagram também.
Ah, e dia 23/03, você poderá ter acesso ao Studio de Criação, um planner online de criação de conteúdo, feito na plataforma do Notion, onde você vai conseguir organizar tudo o que produz, pra várias plataformas, em um lugar só, e ainda ganhará uma aula pra saber como utilizar o planner da melhor forma. Vai perder? Fica de olho no nosso instagram pra saber das novidades!
Deixe um comentário